Museu de Arte Sacra de Paraty recebe cinco obras recuperadas
Peças, apreendidas pela Receita Federal em 2007, estavam na mala de mão de turista norte-americano e foram entregues ao museu na segunda-feira
O acervo do Museu de Arte Sacra de Paraty (RJ), vinculado ao Iphan, passará a contar com mais cinco obras: um Menino Jesus (Século XVIII/XIX), uma Nossa Senhora das Dores (Século XVIII) e um Espírito Santo (Século XIX), três imagens em madeira policromada; e uma coroa e um par de placas decorativas, todas em prata repuxada, do século XIX.
Por pouco, as peças não deixaram o país no ano passado, quando foram encontradas na mala de mão de um turista norte-americano que embarcava de volta para os Estados Unidos. As peças haviam sido compradas legalmente pelo turista, que apresentou a nota fiscal à Receita Federal, mas não poderiam sair do Brasil por causa do valor histórico. Como explicou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado, Carlos Fernando Andrade, à Agência Estado, o que impede que as obras saiam do Brasil é o fato de terem sido produzidas antes da Proclamação da República.
As peças de arte sacra foram entregues oficialmente ao museu na segunda-feira, dia 17 de março, durante cerimônia realizada no auditório da Sede do Iphan, no Rio de Janeiro, à Av. Rio Branco, nº 46, 3º andar.
Campanha pela Recuperação de Bens Procurados
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com a Polícia Federal/Interpol, vem desenvolvendo no Brasil campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para coibir o comércio ilegal de obras de arte, recuperar e devolver aos lugares de origem os bens culturais tombados extraviados, furtados ou roubados.
As peças roubadas do patrimônio nacional estão relacionadas num banco de dados que pode ser acessado no site www.iphan.gov.br, onde também pode ser informado o paradeiro das mesmas. Para mobilizar a população na busca pelos bens culturais, foi lançada uma campanha institucional com banners, folhetos explicativos e filme, que além de veiculado nas emissoras de televisão, tem sido exibido nas salas de embarque dos aeroportos brasileiros.
Comunicações e denúncias: (21) 2262-1971, 2524-0482 (fax) ou bcp-gemov@iphan.gov.br.
Fonte: Iphan, com informações da Agência Estado
Publicado em: 18/03/2008