LOGOMARCA DO ATELIER DE ARTE E RESTAURAÇÃO

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domingo, 7 de junho de 2009

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Igreja de São Francisco de Assis no concurso Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo [voltar]
Dois dos maiores símbolos da riqueza cultural e histórica do barrroco em Minas Gerais, a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto, e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, estão participando de um concurso bem original, que vai escolher as Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A eleição é feita pela internet, aberta a quem quiser votar, e vai até 7 de junho. Ao todo, os organizadores do concurso, os mesmos que escolheram, no ano passado, as Novas Sete Maravilhas do Mundo, selecionaram 27 bens culturais em 16 países para concorrer. Do Brasil, integram a lista, além dos dois monumentos mineiros, o Mosteiro de São Bento de Olinda e o Convento de Santo Antônio e Ordem Terceira de Recife, ambos em Pernambuco; o Convento e a Igreja de São Francisco e Ordem Terceira, no Pelourinho, em Salvador, na Bahia; e o Forte do Príncipe da Beira, em Rondônia. Para votar, é preciso acessar o site www.7maravilhas.pt e fazer um pequeno cadastro, com e-mail e senha. Depois, o internauta receberá, no endereço eletrônico cadastrado, um link de acesso ao voto. Cada um pode escolher sete monumentos entre os 27 listados. O resultado será divulgado em 10 de junho, em Portugal. A lista feita pelos organizadores do concurso levou em consideração o valor histórico e patrimonial dos concorrentes, sua origem portuguesa e a influência no mundo. Vários, como o santuário de Bom Jesus de Matozinhos, são considerados patrimônio da humanidade. A Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, de acordo com seus dados históricos, foi construída em estilo rococó. Começou a ser erguida em 1766, com projeto arquitetônico de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, responsável também pelo risco da portada, púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor. Para completar a suntuosidade e a riqueza do conjunto arquitetônico, as pinturas são de Manuel da Costa Ataíde, considerado, ao lado do próprio Aleijadinho, expoente da arte colonial brasileira. A presença artística de Aleijadinho e de Ataíde também é o marco do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, um dos mais destacados monumentos do barroco brasileiro. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi declarado patrimônio histórico e cultural da humanidade em 1985. No adro do santuário, estão expostos o que alguns consideram o trabalho mais brilhante de Aleijadinho: as imagens dos 12 profetas, em tamanho natural.
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Fonte: Estado de Minas